ROI (RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO)


1)      Quais são as principais características do ROI? Explique esse conceito.
O ROI significa, Retorno sobre Investimento (em inglês, return on investment), é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido.
Existem três formulações possíveis de taxa de retorno, são elas:
  • retorno efetivo;
O retorno efetivo serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posterior.
  • retorno exigido;
A taxa de retorno exigida é a que permite determinar o valor de um investimento.
  • retorno previsto;
O retorno previsto serve como medida ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.


2)      Como calcular o ROI? Quais aspectos devem ser considerados?

O cálculo do ROI possui diversas metodologias, algumas simples, outras nem tanto. A seguir estão algumas das mais conhecidas e facilmente encontradas em alguns livros como de Contabilidade, Economia e Finanças. Segue abaixo exemplos de cálculos de ROI:
ROI=(Lucro Líquido÷Vendas)×(Vendas÷Total de ativos)
representa a relação entre a lucratividade e o giro dos estoques.
ROI=Lucro líquido÷Total de ativos
Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.
ROI=Lucro líquido÷Investimentos
representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação (ROI=Investimento÷Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.
Há também a Rentabilidade do Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Investimento Total
Taxa=[(Lucro Líquido do Exercício)/(Vendas Líquidas)]*[(Vendas Líquidas)/ATM]*100=[(Lucro Líquido do Exercício)/ATM]*100
ATM=Ativo Total Médio=(Ativo Inicial+Ativo Final)/2

3)      O ROI deve ser um fator impeditivo na compra de TI? Justifique.

Ele não deve ser um fator impeditivo, pois com a TI (Tecnologia da Informação), a
chance de se obter ROI é maior, pois mesmo que possa haver mudanças na organização da empresa, pode se esperar um ROI maior do que o esperado com a implantação de TI nas empresas.

4)      Qual a relação do ROI com o profissional de TI? É possível inverter essa situação?

O ROI possui como focos principais:
  • A eficácia dos negócios;
  • A justificativa para a seleção de fornecedores;
  • A comparação entre possíveis retornos para um investimento;
  • A identificação de investimentos em TI que possam alcançar os objetivos de negócio.
Como ferramenta de medição de valores baseada no impacto aos negócios, o ROI se apresenta mais completo, buscando sempre incluir todos os fatores chave na determinação do valor da TI. Ela enfatiza o impacto na realização dos negócios e não apenas em seus custos. Mas apesar disto, muitos fornecedores ainda não possuem a experiência necessária para compreender integralmente uma análise de retorno sobre investimento. Existe também ainda a dificuldade na medição dos fatores que impactam efetivamente o negócio e o tempo necessário para se construir uma análise de ROI com credibilidade.


5)      Qual a relação do ROI com a sociedade atual? De que jeito isso prejudica a área de TI? E de que jeito ajuda a área de TI?


Há muitos especialistas que criticam o modelo de ROI aplicado nas empresas, pela forma pura em 
matemática e que sofre muitas alterações e ocorrem erros constantemente. O ROI traz retorno de um 
ou vários investimentos feito pelas empresas, podendo gerar lucros e benefícios. Nem toda a sociedade 
possui investimento de uma empresa igual da outra.

O ROI pode prejudicar a área de TI quando não é bem planejado pela empresa e que o investimento
não trará retorno algum para empresa. Quando o ROI é bem planejado pela empresa, a área de TI se
torna a área principal da empresa, principalmente em melhoria para empresa toda e aumentando ainda
mais a sua responsabilidade e importância dentro da empresa.

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